Suíços votam expulsão automática de estrangeiros condenados
Os suíços decidem este domingo em referendo sobre uma proposta de expulsão automática de estrangeiros condenados avançada pela extrema-direita, que enfrenta a oposição dos restantes partidos e de associações de defesa dos imigrantes, mas que sondagens dão como aprovada.
Lançada pelo mesmo partido que promoveu o referendo sobre os minaretes - a União Democrática do Centro (UDC) - a proposta visa retirar automaticamente a autorização de residência a estrangeiros condenados por crimes como violação, atos de violência, tráfico de droga ou abuso do estado social.
A iniciativa da UDC, partido maioritário na Suíça, será submetida à população em simultâneo com um projeto alternativo, entretanto lançado pelo Governo federal, que prevê que cada caso de deportação seja analisado por um juíz. Os eleitores poderão escolher um dos dois projetos ou rejeitar ambos.
A expulsão de estrangeiros já existe na Suíça por decisão dos tribunais cantonais que se pronunciam em função dos casos particulares, mas a proposta da UDC quer tornar o procedimento automático.
Os partidos da oposição condenam a proposta da UDC por não ter em conta a proporcionalidade dos crimes, ou seja, tanto pode ser expulso um trabalhador que não declara horas extraordinárias como um violador reincidente.
A secção suíça da Amnistia Internacional sublinha que a proposta, que trouxe de novo às ruas os cartazes com ovelhas brancas expulsando uma ovelha negra, que causaram polémica em 2007, é "contrária ao direito internacional".
Mais de 20 por cento da população da Suíça é estrangeira. As estatísticas oficiais dão conta de um aumento das condenações de estrangeiros nos últimos anos, responsáveis por 59 por cento dos homicídios em 2009.
No entanto, tanto o Ministério da Justiça como a polícia sublinham que o número de homicídios permanece estável enquanto a população estrangeira continua a crescer.
A última sondagem do instituto Gfs.bern, divulgada na semana passada, mostra que 54 por cento dos eleitores aprova a expulsão automática de estrangeiros condenados, 43 por cento opõe-se e três por cento estão indecisos.
Suiços votam na proposta que os "racistas e xenofobos" avançaram.
Só o nacionalismo resolve! Vamos lá a ver o resultado que sai de lá.
Exemplo a seguir.
ResponderEliminarViva a Portugal Portugal aos portugueses
http://www.stormfront.org/forum/t548123/
Muito orgulho